Buscar
  • Eduardo

Ruídos de boca durante a gravação

Atualizado: 10 de Jun de 2019


Olá, neste post, eu quero falar um pouco sobre o ruído de boca, ou estalo de língua que ocorrem durante a gravação, e que são notados principalmente quando se utiliza um microfone condensador que capta muito bem os sons mais baixos e que muitas vezes nem percebemos durante a gravação.


A principal forma de não ter estalos, que são aqueles pequenos clics que surgem na gravação, é os evitando certo?


Para evitá-los, não basta atentar-se apenas para a boca, pois eles podem vir de qualquer lugar, desde a roupa, ruídos do corpo, externos e até seu próprio equipamento.


É importante que atente para a roupa que usa na gravação, se não está utilizando tecido sintético que faz ruído quando raspa nele próprio ou em algo ao seu redor, correntinhas, piercing, etc, aliás, tive um problemão com uma corrente que uso no pescoço e que demorou para descobrir, pois era ocasional e o interessante é que ele surgia quando eu fazia movimentos bruscos e você sabe... quando está tentando dar uma melhor interpretação para seu material, cara e bocas são uma ordem..rs. Se tem problemas de digestão, além de causarem salivação excessiva, também podem fazer uns barulhinhos indesejáveis que podem ser captados. Além disso, eu costumo entrar na minha cabine sem chinelos ou sapatos e isso porque ela tem carpete! E se você tem aqueles tiques nervosos de ficar se movimentando ou mexendo em algo, se liga!!


Quanto ao ruído dos equipamentos, não sou a pessoa mais indicada para isso, mas cabos são uma fonte crítica, então utilize os de qualidade razoável. A sua interface, e o próprio computador também podem gerar ruído, então evite rodar outras coisas enquanto grava. Alterações na corrente elétrica também podem ser uma fonte.


Agora vamos considerar que todos estes pontos estão sobre controle e vamos atentar para os ruídos de boca. São diversos os problemas que podem causar o ruído de boca e a saliva é a causa principal. Neste artigo que estou anexando o link abaixo, você encontra uma matéria mais completa sobre o tema e pelo lado de uma especialista.


http://www.karynemagalhaes.com.br/tratamentos/saliva-disfuncoes-salivares/


Desta forma, se você tem um problema mais sério, recomenda-se que procure um especialista na área, mas se não há nada de errado com você e os ruídos ainda persistem, saiba que é normal e tem formas de remediá-los. Desde minimizando-os durante a locução até eliminando-os na pós produção.


Minimizando os ruídos durante a gravação


Os ruídos de boca surgem quando há saliva excessiva ou falta dela e saliva grossa.


Se não sabe o que é saliva grossa, experimente comer um pedaço de chocolate antes da gravação! Vai parecer que está comendo graxa ao falar ...rs


Então atenção para o que ingere antes da gravação. Evite derivados de leite, comidas picantes e fortes, doces etc.


Uma assepsia na boca antes da gravação é uma boa, mas não se preocupe, não vou sugerir que lave com iodo não. Algumas sugestões são:


  • Escovar os dentes,

  • Mascar um chiclete de menta ou algo parecido (para algumas pessoas funciona),


Antes da gravação, é recomendado um aquecimento também. Alguns podem pensar que isso não afeta os ruídos, mas pode afetar sim. Há algumas palavras que podem ser mais difíceis de serem pronunciadas por alguns como o lh e o cl e neste caso o aquicimento pode auxiliar.


Durante a gravação a história é outra e se você grava pequenos spots vez ou outra, o problema não é grande, mas se faz gravaçoes seguidas ou materiais extensos como audio livros e coisas do tipo, não precisa ser muito longo não, então valem outras precauções. São elas:


  • Hidratação: A sugestão número um e que não deve ser feita somente antes da gravação, mas durante principalmente. E não adianta levar uma jarra de dois litros para a sua cabine e tomar copos e copos durante o processo. São pequenos goles que o manterão hidratado além de manter a boca lavada da saliva mais espessa.

  • Comer maçã: Eu tenho tentado fazer isso às vezes. Não sempre pois o que recomendam é a maça verde que nem sempre é encontrada na feira e se vocês faz gravações esporádicas, não deve comê-la inteira e aí ela oxida, fica preta, estraga, etc. Quando dá eu levo uma maçã pequena vermelha mesmo, cortada em gomos e deixo mergulhadas em uma vasilha de água e em intervalos eu como um pedaço. A maçã é adistringente e funciona como um detergente na boca. Pode funcionar para alguns e não para outros.

  • Respiração: Isso mesmo, quando fizer aquelas respirações rápidas entre frases ou parágrafos, tente não fechar a boca, quero dizer, os lábios, pois ao abrí-los sempre tem um clic. Essa técnica é boa e você se habitua rápido com ela, mas cuidado para o acúmulo de saliva que começa a ocorrer na boca. E isso leva ao próximo tópico.

  • Engulir a saliva: Assim como você deve hidratar-se e lavar a boca com frequência, todos nós salivamos, uns mais outros menos, e é bom dar pequenas pausas para engolir a saliva de vez em quando, do contrário o áudio começa a ficar com um brilho diferente e parece que a pessoa está cuspindo quando fala, isso se realmente não estiver, fora os clics que são mais intensos.

Estes são os pontos principais para se evitar os ruídos durante a gravação. Certamente você tem outras sugestões e agradeceria se compartilha-se aqui neste blog.


Eliminando os ruídos na pós produção:


A eliminação na pós produção é a última alternativa e é muito usada.


Com a experiência que adquiri neste tempo eu cheguei à conclusão que a utilização destes plugins para a eliminação de clics funciona para alguns casos e não para outros então eu prefiro não usá-los para os ruídos de boca. Quando o caso é de diversos pequenos estalos por uma boca um pouco mais úmida, aquele caso do áudio mais brilhante, eles até atenuam, mas para os de boca eu definitivamente não utilizo. O mesmo ocorre com a respiração, prefiro tratá-las uma a uma, pois estes plugins apenas reconhecem certos perfis de áudio e os tratam então não quero correr o risco de perder um P ou um T ou algo que o valha, é muito arriscado.


Então a técnica é ouvir o seu áudio e ir tratando cada um, mas aqui vale outro ponto extremamente importante: UTILIZE O FONE DE OUVIDO nesta etapa. Se desse para colocar a frase piscando, também utilizaria. Colega, seus monitores podem ser bons, os meus são razoáveis, mas os problemas no áudio mais sutis passarão desapercebidos, então use-os ao seu favor. Se depois quiser abrir para o som dos monitores para acertar o restante, tudo bem.


E para tirar os clics eu utilizo algumas manhas que servem para cada caso como segue:


  • Utilizar um gate: Esta é a primeira e mais imediata e dá resultado. Utilize o pluguin como a primeira instância dos seus efeitos para ele deixar o áudio pronto para os seguintes, mas tome cuidado com o threshold alto, pois ele pode começar a cortar o início das palavras. Ataque também merece atenção. Então use um valor bem baixo, eu uso em torno de (-48dB), um ataque rápido (3ms) e se ele não resolver, atenuará bastante tornando-os quase imperceptíveis.

  • Redesenhar a onda: Se o problema for como o mostrado na foto abaixo, se você pegar a ferramenta de caneta ou algo similar no seu DAW e simplesmente continuar a forma da onda como deveria ser, o resultado é fantástico e imperceptível


  • Cotar o mal pela raiz: Há casos que vale mais a pena apagar o ruido como no caso da foto abaixo. Esta amostra é um ruído ambiente com respiração e o clic no meio, ou seja, como não é nada útil, você pode simplesmente selecionar e apagar. Se este corte irá encurtar seu áudio e comprometer o trecho, então cole um pedaço de silêncio gravado de sua cabine com o mesmo comprimento.


  • Sobrepor a parte ruim:  Esta é a última alternativa. Neste caso o que se faz é selecionar um trecho bom e similar na forma e colar sobre o trecho ruim. Na foto abaixo, na onda central tem uma verdadeira festa nessa onda. Deve ser o barulhos da correntinha que falei antes. O que podemos fazer nesse caso é apagar a onda como já foi falado ou copiar o trecho da onda mais à direita ou à esquerda e colar sobre ela. É uma duplicação da parte boa sobre a parte ruim.

Vale observar que tanto o apagar quanto o sobrepor têm que ser feitos com atenção. Para o caso de apagar, se for um ruído como o exemplo acima, é só mandar bala, mas se for como acima, é bom pegar um ciclo completo e eliminá-lo por inteiro. Quando falo ciclo, me refiro à menor parte da onda que se repete. Já para a sobreposição, eu costumo pegar os dois trechos que cruzam com a linha central de zero dB, o ponto imediatamente antes do ruído e o imediatamente depois. Eu identifico estes pontos na parte boa, copio este trecho e colo na mesma porção da ruim. Escolhi o zero, pois é a melhor referência para não errar.


No vídeo abaixo eu mostro como faço isso na prática.


https://www.youtube.com/watch?v=lkLZoy9E0Js


Espero que tenham gostado. Deixem sua opinião e até a próxima.


48 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

© 2013 by Eduardo. Proudly created with Wix.com

Eduardo Zanotti es locutor, artista de la voz, voice over artist, locutor de los vídeos de YouTube, locutor vídeos corporativos, locutor de vídeos de productos, presentaciones de productos, material de aprendizaje electrónico, espera de las llamadas telefónicas, narración, audio para presentaciones, en última, todo lo que usted busca en un Locutor Profesional para su trabajo de Locución.
Entonces, si tu búsqueda es de una voz masculina, madura y que transmita confianza, seguridad y elegancia con un toque especial, entonces él es el tipo.
El equipo es de punta y la calidad final del trabajo excepcional. En caso de buenas alternativas para un trabajo, envía más de un archivo final a la elección del cliente. ¡Las revisiones se permiten, aunque no son comunes! El servicio es rápido y normalmente se entrega antes del plazo final.
Él ya ejecutó innumerables trabajos dentro y fuera de Brasil con resultado reconocido. La atención es rápida, especial y personalizada. Y hablando de eso, la comunicación no es un problema porque habla Inglés y español con fluidez y además de su lengua materna es el portugués, que pronto será capaz de comunicarse en mandarín también. Para entrar en contacto con él tampoco es problema, ya que tiene el Whats app, Skype, correo electrónico, teléfono, tambor, señal de humo, telepatía, carta ..... ufa !! ¡¿Quiere más?!
Entonces, si usted tiene un trabajo de locución para hacer, no dude en buscarlo. Compruebe los estilos de locución en la cartera anterior y entre en contacto.